Apresentação

10580070964_cd5d0a0d10_o10580070964_cd5d0a0d10_o

Tooro Nagashi – Carlópolis

O Tooro Nagashi é uma cerimônia tradicional japonesa realizada na última noite do festival O Bon, na qual os participantes soltam lanternas de papel que flutuam seguindo o fluxo de um rio. O evento, trazido para o Brasil através da comunidade japonesa da cidade de Registro - SP, hoje é presente em diversas cidades, adaptado para a cultura do país sendo realizado no Domingo de Finados. A lanterna representa cada familiar ou ente querido perdido, assim acredita-se que o fluxo do rio conduzirá suas almas durante a passagem deste para outro mundo.

Em Carlópolis, cidade onde a colônia japonesa tem grande influência desde os primórdios de sua formação, o Tooro Nagashi é reconhecido como um dos maiores da região. Ocorre no decorrer do dia com diversos eventos durante a programação, incluindo uma cerimônia religiosa ministrada por monges do Templo Budista Jodoshu Nippakuji, de Maringá - PR, uma apresentação do grupo percussionista de Taiko da cidade, um banquete de comidas tradicionais da cultura japonesa e, ao final do dia, a soltura das lanternas na Represa de Chavantes.

Em sua 38° edição em 2019, o evento reuniu cerca de 300 lanternas soltas, e já contou também com a presença do Cônsul do Japão no Brasil em diversas edições, além de outros monges de templos espalhados pelo país. O evento é aberto para o público no geral poder prestigiar a cerimônia religiosa, apresentações, o banquete e a soltura das lanternas, porém as lanternas são adquiridas somente diante o pagamento antecipado de uma taxa.