HUMILDES DA FAVELA, 1986HUMILDES DA FAVELA, 1986

Carnaval de Rua de Jacarezinho – PR

O Carnaval tem grande importância e destaque na história da cultura popular brasileira, resistindo até mesmo no interior do país, como é o caso de Jacarezinho-PR.

Os primeiros registros desse patrimônio imaterial na cidade, são os Carnavais nos Clubes, que ocorriam em espaços como: Jacarezinho Club, União Clube, Clube dos Papagaios, Comercial Club e Athletic Club, no período da década de 30 até meados dos anos 90.

Nota-se que inicialmente, foram inspirados nas referências europeias dos bailes de máscara de Veneza. Dada a referência, os carnavais nos clubes (para adultos) e matinês (para as crianças) constituíam-se como um espaço privado frequentado pela elite local - os “sócios”. Todavia, paralelo aos carnavais nos salões, há registros da existência de Carnavais frequentados pelos trabalhadores, nos chamados “Bailes de Fazenda e Bairros”.

Já o Carnaval de Rua, “a festa mais democrática de todas”, alcançou as avenidas e ruas principais da cidade na década de 60 e mantém-se ocupando esse espaço até os dias de hoje, com a presença de alegorias, baianas, ritmistas e passistas, nas alas de composição.

Nesses 60 anos de tradição, surgiram muitas Escolas de Samba e blocos carnavalescos. Com registros fotográficos é possível resgatar 11 dessas Escolas de Samba, entretanto sabe-se, por meio da fonte oral, da existência de outras três Escolas de Samba. Uma dessas foi inclusive a primeira agremiação carnavalesca da cidade, chamada “Vai quem Quer”, fundada provavelmente nos anos iniciais da década de 60, no Parque Bela Vista, devido ao envolvimento de um terreiro de umbanda que havia naquela localidade e cujos ogãs foram os primeiros batuqueiros.

Em Jacarezinho (PR), ocorre um movimento permanente de valorização do Carnaval da cidade. Atualmente, conta com apoio da prefeitura, em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que desenvolve projetos de extensão mobilizando ações culturais da cadeia do samba.

Atualmente o Carnaval de Jacarezinho conta com duas escolas de samba em atividades, o Unidos do Cruzeiro (com mais de 40 anos de tradição) e a Acadêmicos Capiau (agremiação mais recente da cidade). Além das Escolas, também desfilou em 2023 o Bloco de Enredo Obatalá.