Sobre nós

Conheça um pouco de nossa história e objetivos

O Inventário Cultural é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento da Cultura da Região Norte do Paraná. Gerenciado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da UENP; e pelos municípios conveniados ao Programa, esta plataforma objetiva reunir o diverso arcabouço cultural que se encontra na região. Neste espaço, agentes culturais têm suas atividades registradas e divulgadas, formando, assim, uma rede de contatos que intenta otimizar a comunicação do setor cultural no Norte Pioneiro.

Esta ferramenta também permitirá, aos gestores culturais da região, a possibilidade de registrar o mapeamento cultural de seus municípios em uma base de dados segura e numa interface que garantirá, ao artista de sua cidade, a visibilidade de seu trabalho. Com isso, o Inventário Cultural do Norte do Paraná se constitui como um importante instrumento para manutenção de políticas públicas culturais, além, é claro, de ser um veículo de salvaguarda da memória cultural da região.

A plataforma aceita o cadastro de atores, músicos, cenógrafos, artistas plásticos, artesãos, escritores, cineastas, cozinheiros, produtores e gestores culturais. Não obstante, o Inventário acolhe, ainda, o registro de equipamentos culturais vinculados aos municípios da região, bem como, pela mesma via, de seus respectivos patrimônios materiais e imateriais. Desta forma, comunidades indígenas, casas de matriz africana e benzedeiras têm suas atividades reconhecidas e divulgadas para toda a cena cultural.

Cadastre-se e divulgue seu trabalho artístico-cultural.