Portfólio
Flávio Mello
Minibiografia
Flávio Mello
Possui graduação em Letras - Literatura, Especialização em Práticas e Vertentes - Literatura Africana e Infantil e Mestrado no curso de Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título da tese: Notas biográficas e metáforas religiosas na poesia de Jorge de Lima, Orientador Dr. Ênio José da Costa Brito.
É membro da Algrasp – Academia de Letras da Grande São Paulo, posse em 25/08/2011, à cadeira 02, Patrono Olavo Bilac, tendo como Padrinho o Escritor e Jornalista Hildebrando Pafundi – Hoje Flávio Mello é Membro Correspondente.
É membro fundador e Primeiro Presidente da Alnorpi – Academia de Letras do Norte Pioneiro, posse e fundação em 29/10/2021, cadeira 01, que tem como Patrono o poeta alagoano Jorge de Lima.
É professor, palestrante, editor de livros, coordenador editorial e escritor. Fundador da Editora A Gralha Cultural (janeiro de 2021) – assim como é o idealizador e criador do primeiro jornal 100% cultural do Norte Pioneiro – A Gralha (abril de 2021). O Jornal Cultural A Gralha está em sua 6ª Ed e já contemplou mais de 150 artistas (gratuitamente) do Paraná e outros Estados do Brasil, são mais de quatro mil exemplares distribuídos no Brasil, EUA e Portugal.
É autor de Seleção Natural (1ª Ed.), Espaço Idea, 2006;
João e seu baú mágico (conto infanto-juvenil), Espaço Idea, 2008;
Amar só se for armado, Espaço Idea, 2008;
Entrelinhas (coletânea de autores), Ed. Andross, 2008;
Amor féMenino. Espaço Idea, 2014;
Contos do Cotidiano, Ed. Patuá, 2012;
Primeira Antologia Literária, Moinhos de Vento, 2018 – ALGRASP;
Segunda Antologia Literária, Além da Porta, 2019;
Terceira Antologia Literária, Solidão Urbana, 2020 – ALGRASP;
Revista Tamises – Academia de Letras da Grande São Paulo, ALGRASP, v.9 ao v.17
e Seleção Natural e outros contos (2ªEd.), Ed. D3 Educacional, 2019.
Tem uma coluna semanal no JCN – Jornal Correio do Norte – onde versa sobre o cotidiano se utilizando da crônica poética.
Atualmente é Diretor de Cultura da cidade de Siqueira Campos, onde mora desde 2018 – é professor convidado em Universidades e colégios onde ministra aulas sobre Literatura, Escrita Criativa, o Conto Contemporâneo e a Poesia. Oficinas em diferentes abordagens que vão desde a criação de peças e construção de fantoches a Poesia Modernista de Jorge de Lima.
(Texto informado pelo autor)