Apresentação
Murais de Eugênio de Proença Sigaud na Catedral Imaculada Conceição
No ano de 1954, o grandioso artista Eugênio de Proença Sigaud visitou a cidade de Jacarezinho a convite de seu irmão, Bispo Dom Geraldo de Proença Sigaud. O convite relacionava-se a pintura e decoração interior da Catedral.
Eugênio Sigaud, ateu e comunista, nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1899, e faleceu na mesma cidade em 1971, ele foi gravador, desenhista, arquiteto e pintor.
Sigaud estudou na antiga Escola Nacional de Belas Artes, e foi aluno de desenho do fabuloso Modesto Brocos. Além disso, participou de diversas exposições nacionais e internacionais, como: Salões de Arte Moderna e Salão Nacional de Belas Artes.
O artista misturou o sagrado e profano em todas as paredes da Igreja, pintando cerca de 600 metros. Sua especialidade, a pintura mural, mistura técnicas aperfeiçoadas como a pintura à óleo, a têmpera, o afresco, e a encaústica clássica (greco-romana). Com isso, o valor artístico da edificação da Igreja Matriz se sobrepôs ao valor arquitetônico.
Em Jacarezinho, o foco do artista foram os trabalhadores da comunidade local.
Os murais são facilmente encontrados no centro do município, no interior da Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Catedral Diocesana de Jacarezinho.
Livro de Tombamento:
Inscrição: 08-III
Processo: 16/90
Data da Inscrição: 14 de dezembro de 1990
Localização:
Município de JACAREZINHO
Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Catedral Diocesana de Jacarezinho – Centro
Proprietário: Particular - Mitra Diocesana de Jacarezinho