Apresentação

ssnj003ssnj003

Santuário Santíssimo Nome de Jesus

No ano de 2014, no município de Joaquim Távora, membro Diocese de Jacarezinho PR, o Padre Valdemir Granzzotto de Moraes recebeu a incumbência divina de rezar na Paróquia São Sebastião a Missa Votiva ao Santíssimo Nome de Jesus, resgatando essa devoção há muito adormecida. A fim de divulgar tal prática religiosa, um símbolo com as iniciais “IHS” (abreviação do nome de Jesus em grego “IHSUS”, posteriormente utilizada para a expressão latina “Iesus Hominibus Salvatoren” “Jesus Salvador dos Homens”) foi comissionado à Elaine Salvi. Ele seria formado por: um círculo grande, representação do mundo; um círculo menor, representação do Cristo Eucarístico, centro e fonte de nossa vida; doze raios de luz, representando a força e presença dos apóstolos; uma cruz cortando os círculos, símbolo de nossa salvação e vitória; e as iniciais “IHS”.

Idealizador do projeto, Padre Valdemir encontrou em sua livraria paroquial uma cruz vazada com um círculo atrás da cabeça de Jesus, diferente de todas que já tinha visto. Baseado neste ícone, encomendou a confecção da primeira cruz do Santíssimo Nome de Jesus de 60 cm, duas peças menores de 15 e 30 cm e um folder falando da devoção e trazendo a novena. O número de devotos foi crescendo a cada cerimônia, sendo necessário transferir a missa, que era sediada na Igreja Paroquial, para o Centro Paroquial São João Paulo II (Salão Paroquial).

No ano de 2015, a senhora Ana Maria Rosa da Silva e sua sobrinha Veronica Tressoldi, procuraram o Padre Valdemir, para informá-lo de que Deus havia transmitido à elas em oração que um santuário deveria ser construído no alto da cidade, desejo este, já externado por outras pessoas, entre elas o Senhor Reginaldo Vilela. Passado alguns meses, o terço do comércio foi rezado no escritório do loteamento São Lucas e uma conversa informal sobre um possível local de construção de uma igreja foi travada entre o proprietário do loteamento, Luciano Marcelo Dias, e o padre Valdemir. O dono do terreno já nutria a vontade de construir um monumento religioso no alto do então chamado Morro do Santíssimo Nome de Jesus, e as negociações para doação avançaram rapidamente, concluindo-se no final de 2015, sendo proposta a edificação de uma igreja e de um crucifixo, nos moldes daquele encontrado por Padre Valdemir.

Um grupo de pessoas começou a orar no local todo sábado de madrugada em favor do projeto. Na Sexta-feira Santa do ano de 2016 foi realizada pela primeira vez a Via Sacra, que partiu do local onde está instalada a antiga máquina de arroz do município, até o alto do morro. Apesar da chuva, a presença dos fiéis foi razoável.

No dia 15 de maio de 2016, data da Festa de Pentecostes e da comemoração de 90 anos da Diocese de Jacarezinho, às 7h, foi rezada a primeira missa no local da construção do futuro Santuário do Santíssimo Nome de Jesus, consagrando todo aquele local ao Senhor Jesus.

No dia 14 de abril de 2017, às 7h de uma Sexta-feira Santa, foi realizada a Via Sacra. Neste dia foi inaugurada uma pequena capela improvisada para atender os devotos que já faziam suas orações no local e um crucifixo do Santíssimo Nome de Jesus, de apenas 1 m de altura, esculpido por Carlos Bandeiras.

No dia 14 de maio, às 9h, foi entronizada a imagem de Nossa Senhora que ali seria invocada como Augusta Rainha dos Céus, restaurada pela senhora Neide Pereira Salvego. No mesmo dia foi celebrada a Santa Missa de consagração daquele lugar em devoção à Nossa Senhora.

O projeto do Crucifixo do Santíssimo nome de Jesus, desenhado para ter 15 m de altura e 4 m de base, permaneceu em estágio de desenvolvimento por mais de dois anos, quando, no dia 13 de maio de 2017, as sondagens do terreno começaram. As obras tiveram início em novembro de 2017. A reza de um terço penitencial dos peregrinos começou a ser realizada pelos devotos vindos de outras cidades aos sábados, às 6:30h. Adicionalmente, um grupo de fiéis passou a rezar todas as sextas-feiras a Novena e o Terço do Santíssimo Nome de Jesus às 19:30h.

No dia 03 de agosto, do ano de 2017, durante a Missa Votiva ao Santíssimo Nome de Jesus realizada no Centro Paroquial, foi veiculado um vídeo do projeto do Santuário mostrando à comunidade a grandiosidade da obra, a fim de motivar as pessoas à contribuírem financeiramente. A campanha oficial foi lançada em setembro do mesmo ano.

No dia 03 de junho de 2018, às 15h, aconteceu pela primeira vez a Missa Votiva ao Santíssimo Nome no local da construção do Santuário, onde foi abençoada a réplica da primeira capela e entronizado novamente o Crucifixo e a imagem de Nossa Senhora Augusta Rainha dos Céus para a devoção dos fiéis. Essa capelinha tornou-se um marco histórico dessa obra de Deus, um lugar de encontro com Deus, onde muitas pessoas relatam já ter recebido graças e milagres.

No dia 03 de novembro de 2018, às 19;30h, foi inaugurado, após Santa Missa e benção solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Braz Benevente, o Crucifixo, com 15 metros de altura, mais 4 metros de base, totalizando 19 metros. Foi construído em concreto armado e fixado nele uma imagem de Jesus Crucificado com aproximadamente 7,5 metros de altura, feito em fibra de vidro pelo escultor Everaldo Ribeiro da Mota, natural da cidade de Wenceslau Braz-PR e residente em Bandeirantes/PR.

Na base do crucifixo acha-se a Capela da Ressurreição, capacitada à abrigar aproximadamente 40 pessoas. Essa capela possui: três vigas de concreto interligadas que sustenta o crucifixo representando a Santíssima Trindade; 12 janelas representando os 12 apóstolos; 4 colunas de concreto representando os 4 evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João); 4 colunas nas laterais representando a criação e os quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo; 2 colunas na parede do presbitério, representando a Lei (Moisés) e os Profetas (Elias) e no centro a imagem do Cristo Ressuscitado representando a realização da promessa.

A construção do monumento contou com a participação de vários profissionais que nunca tinham executado um trabalho artístico sacro. O projeto arquitetônico foi elaborado por Rafael Castilho Okada da cidade de Joaquim Távora/PR e o projeto estrutural por Mateus Prado Lone, da cidade de Londrina/PR, ambos Engenheiros Civis. A construtora responsável pela edificação foi a Cimentec da cidade de Andirá, tendo como mestre de obras Claudio Baggio, da cidade de Ribeirão Claro/PR. O projeto luminotécnico foi instalado pelo Arquiteto Augusto Yuji Nojima Spagnuolo, da cidade de Jacarezinho/PR e o Engenheiro Elétrico Paulo Vinícius Almeida Oliveira, da cidade de Carlópolis/PR.

Segue a programação semanal do santuário:

Segunda-feira: Terço do Santíssimo Nome de Jesus Meditado às 15h e celebração às 16h na capela da ressurreição;

Terça-feira: Santa Missa pelos falecidos às 16h na capela da ressurreição;

Quarta-feira: Santa Missa às 16h na capela da ressurreição;

Quinta-feira: Santa Missa às 16h na capela da ressurreição;

Sexta-feira: Novena e Ladainha do SNJ na intenção das famílias às 19:30h e Santa Missa pelas famílias às 20h no rincão;

Sábado: Terço de Nossa Senhora Augusta Rainha pelos doentes às 15h na capela da ressurreição e Santa Missa pelos doentes às 16h no rincão;

Domingo: Terço do Santíssimo Nome de Jesus às 15:45h e Santa Missa por todos que fazem parte da família Campanha dos devotos às 16h no rincão.