Apresentação

img_esp-santo_004img_esp-santo_004

Santuário do Divino Espírito Santo

O Santuário está localizado no Largo Dom Pedro Filipak, no centro de Ribeirão do Pinhal, a duas quadras da avenida principal da cidade e bem próximo ao hospital, escolas e ao centro comercial local. Projetada pelo arquiteto italiano G. Bianchi e concluída na década de 60, a belíssima construção em estilo romântico, evidenciado pelas linhas clássicas e pela peculiar torre na parte de trás, domina a paisagem do município. Situa-se no ponto de triangulação entre o santuário de Nossa Senhora das Graças de Santo Antônio da Platina, o Santuário São Miguel Arcanjo de Bandeirantes e o Santuário Sagrado Coração de Jesus de Ibaiti.

O templo é envolto de rica simbologia que se faz presente na profusão de representações artísticas que adornam suas paredes. Obras de complexa interpretação podem ser avistadas desde sua escadaria de acesso, pela qual o visitante adentra na edificação através do Portal do Milênio, onde há uma seta que aponta para o globo terrestre, exprimindo a ação da igreja em apontar os caminhos para o novo milênio.

O mural do salão litúrgico representa a clássica cena da Santa Ceia de maneira estilizada, onde os apóstolos possuem as feições de figuras religiosas, como padres que marcaram a história da comunidade, bispos da Diocese de Jacarezinho (Dom Conrado Walter e Dom Pedro Filipak), do Bispo emérito de Olinda e Recife Dom Helder Câmara e de São João Paulo II, papa em exercício na época da conclusão da pintura. A principal mensagem que motiva esta liberdade artística é a de que as personagens se propuseram ao papel de apóstolos dos nossos tempos, aqueles que ofereceram suas vidas pela construção do Reino, nos convidando assim, inspirados por estes homens familiares, a assumirmos o papel de protagonistas na grande missão de evangelizar. O artista responsável por esta obra-prima é o ribeiro-pinhalense Tupã Paraná Nicolau, que decidiu se auto-retratar como Judas Iscariotes. O pintor realizou outra obra ainda mais estilizada e moderna na porta frontal da igreja, representando a caminhada do povo de Deus ao céu conduzida pelo Espírito Santo.

Outro item de imensa simbologia é o sacrário do altar, confeccionado no formato do globo terrestre usando peças de mármore provenientes do Nordeste brasileiro, Europa e África, diversidade de matérias-primas que visa enaltecer a amplitude da presença missionária empreendida pela Igreja Católica. A aliança de mármore que circunda o esfera simboliza a presença do Divino Espirito Santo abraçando o Mundo. Encontram-se afixadas sob o altar central as relíquias sagradas de Santo Maximiliano Maria Kolbe, padre polonês martirizado durante o regime nazista.

O centro religioso permanece aberto à visitação durante todos os dias do ano. De segunda a sexta é aberto das 8 horas às 17h e aos domingos as Santas Missas são celebradas às 8h, 10h e 19 h. Os dias de quarta-feira sediam Santa Missa e novena à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro às 19h. No dia 09 de todo mês o Santuário oferece programação especial, com adoração a Jesus do Santíssimo Sacramento das 8h às 18h. 

Vídeo