CAPACAPA

Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira

A Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira surgiu em 2015 como programação integrante do I Colóquio de Cultura Afro-brasileira, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP, a Mostra objetiva ser um espaço-momento para difusão da produção cultural negro-brasileira na região Norte do Estado do Paraná. O projeto nasceu da necessidade iminente de provocar, na comunidade acadêmica e na comunidade externa à Universidade, um debate sobre as relações étnico-raciais por meio de expressões artísticas que buscassem uma positivação da cultura negra, que foi e continua sendo, em todo território nacional, alvo de racismo e intolerância.

A primeira edição da Mostra foi realizada na cidade de Jacarezinho-PR e, naquele momento, reuniu obras de arte de escultores da própria cidade. Na segunda edição, artistas do Norte do Paraná e Sul do Estado de São Paulo passaram a compor a exposição, que ganhou as salas do Museu Dom Ernesto de Paula, também em Jacarezinho. Com dimensões significativamente aumentadas, a Mostra, no ano de 2017, tomou, de fato, abrangência regional. Para além dos artistas provenientes das regiões já mencionadas, as cidades de Cornélio Procópio e Bandeirantes também receberam exposição. Na edição de 2018, por sua vez, a comissão organizadora observou a necessidade de ampliar a programação, que contou com outras linguagens artísticas como artes cênicas, música, literatura, contação de histórias, palestras e mesas-redondas.

Já no ano de 2019, as cidades de Jacarezinho, Bandeirantes, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina tiveram a oportunidade de receber a agenda cultural da Mostra Afro, que contou com a participação de artistas de diversas linguagens. Nesta ocasião, foi criado o primeiro Sarau da Negritude – evento que reuniu artistas negros e não negros que apresentavam, em suas composições musicais, performáticas, cênicas, dentre outras, uma estética afro-centrada.

No ano de 2020, devido a pandemia de COVID-19 e as medidas de isolamento e distanciamento social, a Mostra Afro aconteceu em formato online. Durante a programação, que propôs uma reflexão sobre a importância cultural, antropológica, social da religiosidade afro-brasileira para a arte brasileira, foram exibidos documentários e apresentações artísticas nas linguagens da música, teatro, dança e artes visuais. Foram 15 dias de exposição virtual, contando com o trabalho artístico de mais de 14 artistas plásticos e alcance de mais de 5 mil pessoas. Ao todo, mais de 8 mil pessoas prestigiaram o evento nas plataformas digitais.

Em 2021, com a temática "Arte, rua e trabalho", o evento movimentou o Norte do Paraná e cidades do sul do Estado de São Paulo, foi realizado entre os dias 11 e 30 de novembro. A Mostra foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em parceria com 11 prefeituras da região e com outras três universidades. As ações foram, prioritariamente, veiculadas pelas redes sociais das instituições parceiras, com a realização de atos presenciais em alguns municípios, sendo respeitadas as normas de segurança sanitária em vigor. Além do patrocínio da empresa General Mills, o evento conta com o apoio dos NEABI’s da UENP e do IFPR, do DCE, da Defensoria Pública do Estado do Paraná, da ANEPRO, do Coletivo Ubuntu, da UTFPR, da CNX Produções, da Escola de Samba Acadêmicos Capiau e do Grupo de Capoeira Angoleiros.

Em sua oitava edição, a Mostra trouxe a temática “Candaces: mulheres negras na ciência, cultura e na vida”.  O evento, movimentou o Norte do Paraná e cidades do sul do Estado de São Paulo, entre os dias e 9 de novembro a 9 de dezembro de 2022. A VIII Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira foi uma realização da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Pró-reitoria de Extensão e Cultura e NEABI, do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho/NEABI, Prefeitura Municipal de Jacarezinho - Departamento de Cultura e Departamento de Turismo, Prefeitura Municipal de Bandeirantes e da Escola de Samba Acadêmicos Capiau.

O sucesso da Mostra pode ser atestado por seu gradativo crescimento, que se deve muito aos parceiros institucionais que abraçaram o projeto dada a sua seriedade e relevância para o tempo presente.

Até o ano de 2022, foram realizadas oito edições da Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira.