Apresentação

o-maior-castelo-japoneso-maior-castelo-japones

Memorial da Imigração Japonesa

O Memorial da Imigração Japonesa de Assaí é o primeiro castelo japonês do brasil. A ideia de construir o memorial surgiu em 2008, quando foram comemorados os 100 anos da imigração japonesa ao Brasil, com a intenção de prestar homenagens às influências perpetradas por essa cultura na nossa e agradecer os trabalhos prestados pelos colonos vindos da “terra do sol nascente”, que tanto contribuíram para o desbravamento e desenvolvimento da nossa região. A construção foi iniciada em abril de 2009 e finalizada em 20 de Novembro de 2017, sendo inaugurada em 01 de Maio de 2018. Possui 1.563 metros quadrados e contou com investimento de R$ 3 milhões, a maior parte dos recursos proveniente do Ministério do Turismo, com contrapartida da Prefeitura Municipal. Está localizado no ponto mais alto do centro urbano assaiense, destacando-se na paisagem pela arquitetura inusitada para a região, inspirada no castelo japonês de Himeji, localizado na província de Hyogo (que é co-irmã do Paraná), e dada sua altura de 25 metros, dividida em quatro andares que vão se estreitando até o topo. No primeiro pavimento, de base de 600 m², fica o museu, destinado a exposições sobre a imigração japonesa e a história da colonização de Assaí. O segundo será em breve um restaurante adornado também com peças do acervo da imigração. O terceiro será um espaço interativo, onde acontecerão oficinas orientais diversas, como contação de lendas japonesas através de kamishibai, aulas de danças japonesas e culinária. O quarto andar sedia a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.

As visitas são guiadas, funcionam todos os dias das 8h às 17h, têm pontos de acessibilidade (elevadores) em todos os andares, para atender tanto idosos quanto portadores de outros tipos de deficiência e possuem entrada franca, fornecendo acesso às oficinas gratuitamente.

Desde a sua inauguração o castelo recebeu e realizou diversos eventos e exposições, alguns deles foram: visita de estudantes de mestrado de Teologia da Gardner University de Boiling Springs da Carolina do Norte nos Estados Unidos, através de intercambio com a Faculdade de Teologia Sul Americana; Oficina de Origami; participação da 16ª Semana Nacional de Museus; visitas de escolas municipais; Oficina de Obentô Infantil em comemoração ao dia da imigração japonesa; Sessão de Kamishibai; Oficina de desenho estilo mangá com os professores da K.2 Mangá Point; exposição fotográfica do Concurso Cultural Meu Exemplo, Minha Vida do Colégio Estadual Barão do Rio Branco; Exposição de Mosaico de Arroz, os quadros retratam os relevos, fauna, monumentos, pontos turísticos e personalidades paranaenses; Oficina de Pixel Art, ministrada pela artesã Daniele Nanami da empresa Paper Translation; Exposição Ryo Mizuno, o pai da imigração japonesa no Brasil e seu diário de bordo do Kasato Maru', além de objetos pessoais e imagens; visita dos membros da Associação Kenko Taisso do Brasil de Londrina; visita de crianças e adolescentes que participaram do 45º Koshu-Kai de Assaí, um encontro de três dias que busca preservar a cultura e tradição japonesa; Feira do Livro de Assaí.

O Castelo Japonês de Assaí foi retratado com destaque no livro "Turma da Mônica – Uma Viagem do Brasil ao Japão”, de Mauricio de Souza e José Santos, lançado da Editora Melhoramentos.

Vídeo