Apresentação

Maringá-Hotel-Bandeirantes-Imagem-Prefeitura-Municipal8-300×222Maringá-Hotel-Bandeirantes-Imagem-Prefeitura-Municipal8-300×222

Hotel Bandeirantes

Assim como outras construções modernistas da época, como o Cine Ouro Verde construído na cidade de Londrina, a história do Hotel Bandeirantes se converge com a própria história da cidade de Maringá, pois, o mesmo tem seu surgimento ainda no processo de colonização do espaço Norte paranaense. 

O Hotel Bandeirantes foi pensado e construído pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, o intuito era abrigar os possíveis compradores daquelas tidas como novas terras. O hotel foi projetado pelo arquiteto José Augusto Belucci, inaugurado em 1957, sediou eventos importantes e foi referência de vida da sociedade local até o ano de 2005 quando encerrou suas atividades. 

Segundo o historiador João Laércio, o Hotel Bandeirantes foi a primeira construção cujo estilo arquitetônico se fez referenciar nas mais representativas edificações da arquitetura modernista brasileira construídas a partir da década de 50. O edifício possui entre outras características, a cobertura com modelo “asa de borboleta”, design originalmente criado por Oscar Niemeyer em edificações cariocas .Além disso, registros históricos indicam que a qualidade arquitetônica do Hotel Bandeirantes e a sua grandiosidade tiveram como interesse atrair novos investidores para a cidade em expansão.