sarausarau

C.A.T. Conjunto Amadores do Teatro.

Em 1954, alunos de contabilidade do Colégio Cristo Rei, encabeçados pelo aluno Eufrásio Cavazzani, propuseram, em uma comissão de formatura, a montagem de uma peça teatral afim de angariar fundos para cobrir parte das despesas das festividades. Uma vez aceita a ideia, foram à tipografia São José adquirir papel para fazer diversas copias do texto. Em conversa com o proprietário Geraldo Silva sobre a ideia de uma peça, o mesmo sugeriu que procurassem o professor Renato Azzolini no Colégio Rui Barbosa e Alberto Foggiato, funcionário da Prefeitura de Jacarezinho, pois ambos já tinham experiência em montagens de peças teatrais. Ao serem consultados, ambos aceitaram auxiliar os jovens alunos, marcando o primeiro ensaio no Jacarezinho Clube. O texto escolhido foi "Joaninha Buscapé".

Com elenco formado com pessoas da comunidade jacarezinhense, o professor Antônio Pereira e Antônio Teixeira marcaram seus ensaios no fundo da tipografia São José. O cenário foi encomendado à Angelo Lazarim, de nacionalidade Italiana, que confeccionava itens para os teatros do Rio de Janeiro.  Após tudo ficar pronto, foi encenado do palco do extinto Cine Éden, sendo um sucesso de bilheteria que que ultrapassou as expectativas.

Com o grupo formado e o dinheiro em caixa, reuniram-se na casa do professor Renato Azollini para discutir a manutenção do projeto, e assim nasceu o teatro comunitário, nomeado “C.A.T” – Conjunto Amadores de Teatro. Registrado em seus estatutos em 1º de Julho de 1955, tornou-se uma entidade jurídica.

Em 1970, o C.A.T inaugurou um palco de teatro de arena com uma extensa programação que contava com artistas do cenário nacional como Paulo Autran e grandes espetáculos do Teatro Guaíra de Curitiba. Nos anos seguintes, o C.A.T empenhou-se para a conclusão do Palco Italiano, e no ano de 1997 inaugurou seu auditório com diversas atrações artísticas. O C.A.T é o Primeiro teatro particular e independente do estado do Paraná.