Portfólio
Vinícius Barbosa Benii
O escritor Vinícius Barbosa nasceu na Santa Casa de itararé/SP no dia 27 de janeiro de 1988. Criado em São José da Boa Vista, é filho de agricultor e de professora. Passou toda a sua infância no Alto da Boa Vista, onde conviveu com amigos da Rua Rocha Leite, e também da Rua Santos Dumont. Depois de inúmeros namoros e desilusões, se mudou aos 16 anos para Curitiba/PR, onde morou durante 3 anos até concluir o ensino médio. Ingressou, em seguida, na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), para cursar Engenharia Florestal, época em que iniciou a escrita da obra REC21, concluída, mas ainda não publicada. Transferiu o curso para a UFSCar Sorocaba e depois ULT de Jaguariaíva. Estabeleceu-se em Wenceslau Braz após passar em concurso público da prefeitura e se formar em Administração Pública pela UEPG. Entrou para a Faculdade de Direito e Letras em 2020. Fez seus primeiros trabalhos como jornalista em 2021 para o jornal Folha Extra e atuou como redator da Editora Novo Horizonte. Em 2022 começou a escrever um livro sobre a História de São José da Boa Vista em conjunto com o departamento de Cultura do município., tratando sobre a origem daquela porção do Norte Pioneiro e as transformações sofridas pelas unidades administrativas da região durante a formação dos municípios de Wenceslau Braz e São José da Boa Vista a partir do povoado de São José do Cristianismo. O trabalho ainda encontra-se em andamento.
Sua literatura tem enfoque historicista, abordando aspectos do povoamento da região pelas famílias pioneiras, da atividade agrícola na época, dos estilos de vida, das histórias corriqueiras e de assombração, através de relatos históricos e recortes de jornal antigos.
Cita como suas maiores influências literárias os escritores Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, José Lins do Rego, João Cabral de Melo Neto, Luiz Fernando Veríssimo, Mario Quintana, Ariano Suassuna e Cecília Meireles. Inspira-se também no trabalho acadêmico do professor Evelson Siqueira de Mira, em especial sua monografia de Pós Graduação em História pela UEPG.
Foi idealizador da página "O Ser do Serão" no Facebook, mas teve de interromper as publicações. É dono de um grupo no Facebook, mantido a nove anos com a ajuda de uma prima Ingrid Forchheim, também escritora, sobre a cidade de São José da Boa Vista, onde publica histórias e fotos antigas, visando preservar a memória daquele povo. É primo dos também escritores Marcelo Rolim, Henrique Borgato e Jairo Barbosa.
Vinícius adianta que tem ideias e enredos prontos para publicação de outros livros que tratam sobre histórias de sua infância, e professa sua vontade em realizar publicações pela editora da Academia de Letras do Norte Pioneiro. Gostaria também de preparar algo para educação infantil.