Portfólio
Ricardo Leme Vilela
Nascido em São Paulo, capital, o escritor Ricardo Leme Vilela mudou-se logo cedo, aos 3 anos de idade, para o município paranaense de Guapirama, onde reside até hoje. É formado em História e Filosofia pela Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP). Atualmente, leciona as disciplinas de formação nas cidades de Joaquim Távora e Guapirama.
Publicou no selo Birruma da editora Multifoco, em 2018, o psicológico e fantástico "Café Mistrô", onde, em sinopse fornecida pelo autor, "O protagonista-narrador de Café Mistrô nos conduz a sua saga em busca do isolamento da humanidade, curiosamente, dentro de uma casa no meio urbano. Para isso, ele procura pensar em tudo: como receber mantimentos e como pagar por eles, como manter as pessoas afastadas, como passar o tempo isolado dos outros humanos. É aí que entre suas companhias: insetos, plantas, o Café Mistrô. A bebida que dá sentido à sua existência e que faz com que ele consiga conviver consigo mesmo, a sua mais amável e perigosa companhia. A dolorosa luta contra os invasores do seu solitário império é permeada por flashbacks e reflexões que, aos poucos, vão compondo a intrincada personalidade da personagem". O autor nos instiga com o enigmático questionamento: "afinal, é possível viver sozinho dentro de uma casa?"
Exemplares podem ser adquiridos pelo site da editora.
Trás como inspirações os escritores Lourenço Mutarelli, Franz Kafka, Chuck Palahniuk e Fernando Pessoa. Seu primeiro trabalho segue os contornos do realismo mágico, movimento literário que mais o entusiasma.
Participou de eventos literários do Núcleo de Educação de Ibaiti e no Colégio Estadual David Carneiro. Gostaria que sua obra fosse divulgada ou compartilhada na região através de acesso à candidatura em editais que propiciem isto, porém, não entende muito sobre o funcionamento do universo da divulgação literária, buscando também instrução nesse campo por parte de gestores e agentes do meio cultural