Portfólio
Mônica Costa
Mônica Costa é graduada em Letras e Direito, Advogada Especialista em Gestão Pública e Direito Administrativo, Servidora da Câmara Municipal de Jacarezinho/PR há 25 anos e autora de nove livros, seis na categoria infantojuvenil. Começou escrevendo poesias e, depois das primeiras publicações, encantou-se pela escrita de histórias para crianças. Em outubro de 2021, participou da fundação da Academia de Letras do Norte Pioneiro, na qual ocupa a Cadeira 3 e também exerce a função de Secretária de sua primeira Diretoria. Suas maiores influências são Cora Coralina, Mário Quintana e Cecília Meireles.
Todos os seus trabalhos, à exceção do primeiro, foram publicados pela A. R. Publisher e estão disponíveis em sua loja virtual.
Seu primeiro livro, "Antes que Seja Tarde", de 2018, reúne poemas escritos no período compreendido entre 1998 a 2004 e 2016 a 2017. São textos que abordam os mais diversos temas, incluindo trabalhos premiados e classificados em Concursos Literários, especialmente o que deu origem ao título. Foi publicado em parceria com a plataforma digital Clube de Autores.
O seguinte, intitulado "O Nepotismo e a Constituição Federal: Da ineficácia da Súmula Vinculante n. 13 do Supremo Tribunal Federal - STF", de 2019, "tem como temática um assunto de grande atualidade e relevância, nos levando a repensar um modelo de Estado ideal, capaz de primar pela observância dos princípios que regem a Administração Pública. O estudo acerca do nepotismo, tão bem desenvolvido pela autora, mediante farta pesquisa e abordagem sob os vieses histórico e jurídico, conduz o leitor a uma compreensão da "res" pública como algo que deve servir tão somente à sociedade e não mais a interesses meramente pessoais. Do administrador público se espera “uma postura ética, condizente com os deveres de honestidade e boa-fé na condução da atividade administrativa." Como bem assevera a autora, a proibição do nepotismo em qualquer esfera do Estado é medida que se impõe. Um excelente livro, para que possamos voltar a sonhar com um país melhor".
"Portão Aberto, Destino Certo", de 2020, é uma conto infantojuventil que narra a desventura de "uma cachorrinha preta, filhote ainda, que se perde nas ruas da cidade. Ela já andou bastante e começa a sentir os efeitos da fome quando avista um grande portão aberto. Esperando encontrar algo para comer, por duas vezes, ela tenta adentrar o espaçoso quintal, porém, é rapidamente espantada pelo dono do imóvel. E agora? O que será do pobre animalzinho?" O livro deu inicio a parceria da autora com a ilustradora Vivian Saad, que se estendeu para seu dois próximos trabalhos.
"Tem Barulho no Terreiro, Intruso no Galinheiro" de 2020, uma obra poética Infantojuvenil em que "a menina Carol vive com sua família numa colina distante, onde o sol é mais brilhante. Ela ama os animais e tem uma galinha de estimação chamada Maricota. Certa noite, ouve-se um grito estridente vindo do galinheiro. O pai de Carol vai até lá e nota o sumiço do galo Colorido, o Rei do Terreiro. O que terá acontecido com o galo?" seus versos "narram a simplicidade da vida na colina, o amor aos animais e o sonho de uma menina".
Em "Aromas da Vida", de 2020, a Autora reúne poesias escritas entre 2018 e 2020, dentre as quais se destacam alguns textos premiados em Concursos Literários. As poesias foram ilustradas pelas mãos habilidosas de Vívian Saad, que complementou os temas versejados, de modo que o leitor poderá “saborear” cada palavra e, ao mesmo tempo, ser capaz de sentir os melhores aromas da vida!
O ano de 2021 , prolífico para Mônica, marca o lançamento de quatro contos infantojuvenis, o primeiro dos quais, de nome "Os Patinhos Silvestres", nos apresenta o menino Leonardo, de onze anos, que vive no campo com seus pais e sua irmã Camila. "Certa vez, seu pai encontra no sítio uma ninhada de patinhos silvestres que foram abandonados. Ele leva os bichinhos para a casa, o menino ajuda a cuidar e vai se apegando cada vez mais a eles. Será que os patinhos vão ficar ali?" Trata-se de um "história de proteção, respeito e muito amor pelos animais!"
No conto infantojuvenil "A Menina que Não Gostava da Noite", de 2021 "Clarinha tem cinco anos e fica incomodada toda vez que começa a anoitecer. Certo dia, ela pergunta à sua mãe por que existe a noite. Percebendo que a filha tem medo do escuro, a mãe passa a deixar acesa a luz da sala na hora de dormir. Mesmo assim, a menina tem pesadelos com o bicho-papão e acorda assustada no meio da noite. O que os pais de Clarinha vão fazer para ajudá-la a superar esse medo?" A autora convida o jovem leitor a "descobrir que assim como o dia, a noite também tem suas belezas!" O livro é ilustrado por Pat Lima.
Em "Joana Menina e o Cavalo Campolina", de 2021 "O jovem Paulo está prestes a conhecer o seu primeiro filho e aguarda ansioso na sala de espera da Maternidade. Certo de que o bebê será um menino, até já escolheu para ele o nome “João”. Quando a Enfermeira se aproxima com a bebê no colo, ela o parabeniza pela filha saudável que acaba de nascer. Inconformado, ele não consegue disfarçar a sua decepção. Isabel, a jovem mãe, está feliz pela filha recém-nascida e diz que o nome “Joana” combina com a menina forte e corajosa que ela será. E agora? Como será a relação de Paulo com sua filha?"
O mais recente lançamento da autora, "O Gato Miguel e Sua Missão", de 2021, o primeiro a contar com edição bilíngue em português/francês, apresenta Aninha, uma menina de oito anos apaixonada por animais domésticos. "Sua família já tem dois cães, mas ela e sua irmã Maria têm muita vontade de adotar um gatinho. A mãe delas acredita que os cachorros não saberão conviver com um gato. Será que Aninha vai realizar esse sonho?"
Já apresentou seu trabalho em algumas escolas de Jacarezinho e gostaria que seu trabalho fosse divulgado em Faculdades nos cursos de Letras e Literatura, bem como nas escolas, para crianças e adolescentes.