Portfólio

WhatsApp Image 2023-08-21 at 16.43.42WhatsApp Image 2023-08-21 at 16.43.42

Lauren Christie Castilho de Souza

A autora Lauren Christie é nascida em Joaquim Távora. Graduada em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) e pós-graduada em Estudos Linguísticos e Literários pela mesma instituição, tornou-se professora de português e mudou-se para Curitiba, aos 26 anos, para estudar teatro. Graduada em arte dramática em 2010 pelo Colégio Estadual de Curitiba, trabalhou como atriz na capital paranaense até 2013, quando mudou para Cabo Frio, onde integrou a companhia de teatro "Grupo Oficina". Regressou à Joaquim Távora em meados de 2015, onde produziu as montagens de algumas peças de sua autoria e começou a publicar, em 2021, textos no jornal cultural de Siqueira Campos "A Gralha", sob direção cultural de Flávio Mello, com o qual contribui até hoje.

Publicou seu primeiro livro, "Amigas de Infância", em 2021 pela LP Books, onde relata "a história de um grupo de amigas que cresceram juntas e passaram boa parte da adolescência e juventude se encontrando em momentos bons e ruins da vida". É baseado nas lembranças dos momentos passados com suas amigas de infância, com quem mantém contato há mais de trinta anos. A narrativa se passa na cidade de Joaquim Távora, nos arredores do Colégio Estadual Miguel Dias, onde as amigas, quando crianças, brincavam e, quando mais velhas, se encontravam para ir a festas, bailes e carnavais, nos clubes de campo da redondeza e nas ruas tavorenses. Essas histórias aguardavam para ser contadas desde a década de 90, guardadas em diários escritos pela autora.

Dado o caráter memorialista de sua literatura, inspira-se em títulos do gênero literário biografia,  como as de Nelson Rodrigues, Paulo Coelho, Olga Benário Preste. Autores como Fernando Moraes, Rui Castro e Theo Padilha também influenciam sua escrita. Com relação à obras específicas relacionadas à região do Norte Pioneiro do Paraná que tenham servido como inspiração para seus trabalhos, a autora cita "A Morada do Vento" de Stefana Marchiori e "Rastros e Nossas Marcas" de seu pai, o também autor, Théo Padilha. A conterrânea Lucélia Demeu é uma grande influência para Lauren.

Seu amigo Fábio Antônio Gabriel, autor e docente tavorense, descreve a iniciação literária de Lauren: "...passou a considerar a possibilidade de também publicar seus textos, que, copiando o estilo do pai ao falar da terra natal e das pessoas que ali vivem, tece poemas, contos e descrições sobre pessoas lugares que lhes são caros".

Participa ativamente da cena literária do Norte Pioneiro, comparecendo ao lançamento de livros de Inocêncio Norte Velho, André Tressoldi e à abertura da Academia de Letras do Norte do Paraná.

Endereço

Endereço
Rua Dr. Lincoln Graça nº 557

Contato

Telefone/Celular
Redes Sociais