Portfólio

235218831_10209603375957072_4965448405240631287_n235218831_10209603375957072_4965448405240631287_n

José de Oliveira Santos

O escritor carlopolitano José de Oliveira Santos, nascido em 1966, passou a infância em São Roque do Pinhal, Distrito de Joaquim Távora/PR. Com doze anos de idade, mudou-se para Jacarezinho/PR, onde ingressou como seminarista no Seminário Maior Divino Mestre e no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, formando-se complementarmente em Filosofia e Teologia ao longo de 14 anos. Ordenado padre em 1994, deixou o sacerdócio seis anos depois para casar-se com Maria Mendes de Oliveira Santos, com a qual tem dois filhos: Gabriel e Sofia. Atuou, nos anos subsequentes, primeiro como pequeno comerciante, depois como auxiliar de produção e, por fim, como servidor público do Tribunal de Justiça do Paraná na Comarca de Carlópolis, função que exerce até hoje. É graduado em Letras/Português pela Universidade Castelo Branco (UCB) e lecionou durante um breve período. Dedica parte do seu tempo livre às atividades da leitura, meditação e composição de poemas, tratando a última como instrumento de expressão de sua interioridade, buscando levar o leitor à reflexão. José acredita que sua linguagem poética é influenciada pela dos poetas que sempre o fascinaram, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade e Paulo Leminski.

São de sua autoria as obras:

  • "Plantando Entre Lágrimas, Colhendo a Liberdade", coletânea de poemas diversos, baseados na vivência e experiência de quem passa pelo sofrimento para chegar à superação. O título foi auto publicado pela plataforma Clube dos Autores em 2021. Em sinopse contida na página de anúncio do livro no site da editora: "Este livro parte da experiência do autor refletida em forma de poemas. A dor, trazida pelas rupturas e perdas, se abre para um caminho de liberdade e libertação. O autor, um ex-padre, conhece bem o drama de recomeçar, reconstruir a vida, deixando o passado para trás e olhando para a frente. São poemas, mas também são profundas reflexões existenciais sobre o caminho de todo ser humano, que vive uma busca constante, e nunca acabada, da felicidade. Felicidade esta que só se concretiza numa libertação final, a qual todos almejamos. Enquanto isso, seguimos viagem, plantando entre lágrimas para colher a tão sonhada liberdade, sempre à nossa frente, mas nunca totalmente alcançada aqui nesta terra".

 

  • "O Ouro Escondido, Pensamentos de um ex-padre", segunda coletânea, lançada em 2022 pelo Clube de Autores. de poemas que mergulham profundamente nas contradições abrigadas na alma do autor. José realiza um estudo sobre as trevas e a luz, sobre riquezas e a pobreza inerente a elas, como um ser humano sempre em busca, como todos os demais, de um ouro que há de ser encontrado. E talvez, ao invés de no fim do arco-íris, este ouro se esconda dentro de cada pessoa, a qual é convidada a cavar mais fundo dentro de si, pela leitura e reflexão deste livro.

 

Endereço

Endereço
Rua Acácia Mimosa nº 114, Vista Alegre

Contato

Telefone/Celular
Redes Sociais