Portfólio
Jefersson de Campos
Jefersson de Campos é advogado (OAB/PR) formado pela Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (FEATI/UNIESP), no ano de 2019. Membro da LACLIMA (Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action). Participou de Grupos de Pesquisa na Alma Mater, nas linhas de: Sociologia e Psicologia Jurídica. Desenvolveu pesquisas independentes sobre Direito e Literatura, sendo o primeiro acadêmico a desenvolver estudos sobre História em Quadrinhos e Direito, na instituição. Ademais, durante dois anos, realizou pesquisas sobre Direito Espacial, sendo a linha de pesquisa que originou seu Trabalho de Conclusão de Curso. Atualmente cursa Pós-Graduação MBA em Direito do Agronegócio (aguardando certificação), Direito de Família e Sucessões e Direito Civil e Processual Civil, ambas pela Faculdade Legale (SP). Possui participação no livro, intitulado: "Direito, Sociedade, Arte e Literatura: Estado, Responsabilidade, Inclusão e Exclusão Social" (ISBN - 9788555230813), projeto coordenado por Luciano Ferreira Rodrigues Filho e Gilson Luiz Inácio e organizado por Ilton Garcia da Costa e Rogério Cangussu Dantas Cachichi (Juiz Federal Subseção Judiciária de Jacarezinho). Em paralelo a sua atuação no domínio acadêmico, é autor da narrativa de ficção científica infanto-juvenil "O Jardim Espacial" (ISBN 978-65-00-06804-7), lançada em 2019 de maneira independente. O projeto conta com ilustrações de Julio Cesar Vidal dos Reis.
Em sinopse fornecida pelo autor: "Nicolas é uma criança de 4 anos. Assim como outras crianças da sua idade, possui uma imaginação ativa e nutre o sonho de ser astronauta. Com muita dedicação e ajuda de seus pais, Nicolas "realiza" seu sonho e se torna a primeira criança astronauta. Tendo como base de lançamento o seu jardim, o menino embarca em seu foguete e segue rumo à Marte, porém, antes, faz uma escala na Lua, onde aprende várias curiosidades sobre o cosmos. O final é surpreendente! 'O Jardim Espacial' é um Hard Sci-Fi, voltado ao público infantil, porém, nada impede que os adultos aprendam ciências com nosso pequeno grande astronauta, além de aprender muitas coisas sobre sonhos".
É influenciado pelos autores Guimarães Rosa, Ana Maria Gonçalves, Érico Veríssimo e Inocêncio Norte Velho. Do último, cita "O Monstro de Tomazina" como uma grande fonte de inspiração. Engajado com a cena literária do Norte Pioneiro, comparece com frequência à feiras do livro em Pinhalão e Jaboti, eventos literários em Tomazina e lançamentos de livros em toda a região.