Portfólio
André Tressoldi
O escritor André Tressoldi nasceu em 1976 no município de Joaquim Távora/PR. Sempre teve fascínio pela literatura e, na intenção de conferir se teria capacidade de produzir obras próprias, adentrou o mundo da escrita em 2010. Em 2012 publicou seus primeiros trabalhos: o romance policial "Suicídios em Bom Jesus", pela editora Desfecho, e o romance "Quase Acaso", pelo selo Talentos da Literatura do grupo editorial Novo Século. A sinopse, disponibilizada na página de compra do segundo no site da editora, oferece uma visão sobre a passagem das décadas e as mudanças que elas promovem na vida dos personagens: "Depois de tentar a vida na cidade grande, Reinaldo, de origem simples, volta para o interior e resolve cursar uma faculdade. Lá, apaixona-se por Vânia, uma garota misteriosa que arrebata por completo o coração do rapaz. Mas entre os segredos da garota está o fato de ela já ter um namorado. Desiludido, Reinaldo resolve desistir desse amor. Com o passar dos anos, torna-se um renomado Doutor em Educação, dedicando-se a ministrar palestras pelo mundo. Porém, o tempo e as transformações não foram suficientes para que se esquecesse de Vânia. O destino, no entanto, pode mudar a seu favor com a presença do mafioso Giuseppe Fiorentini, que possui um inusitado plano para ajudar o amigo." Trata-se de uma narrativa imprevisível, que apresenta reflexões sobre como as escolhas, as surpresas e a sorte são determinantes na trajetória de cada um.
No mesmo ano, seu conto Boi de Trela foi selecionado para participar de uma coletânea de contos em comemoração aos 50 anos da Associação Nacional de Escritores (ANE), de Brasília.
Sua próxima obra, "Contos Profissionais", de 2014, é uma coletânea de histórias de trabalhadores comuns que mistura situações concretas a interpretações psicológicas. A intenção é narrar os sonhos, ilusões, necessidades, explorações e situações inusitadas vivenciadas por pessoas que são obrigadas a viver para o trabalho. Emoções e reflexões profundas sobre aspectos sociais que, normalmente, passariam despercebidas por olhares menos críticos são tornadas evidentes e escancaradas na obra. A publicação ficou aos cuidados da editora All Print. A coletânea foi vencedora do Concurso Nacional de Literatura Cidade de Manaus na categoria contos.
Em "Lua, Lobos e Cerrado", "Josber é encarregado de auxiliar um grupo de estudiosos pelos diversificados caminhos do ambiente mato-grossense. No entanto, algo que parecia ser uma lenda regional começa a interferir nos dias, ou melhor, nas noites dos pesquisadores, tornando a previsível pesquisa em uma inesperada aventura. Confrontados com essa nova realidade, terão de enfrentar várias criaturas, e a mais presente delas: os lobisomens. Mesmo em meio ao desespero, surge a paixão entre Josber e Tiacha, uma fabulosa guardiã, que se revelará como uma questão a mais no conflito entre o humano e o sobrenatural, selando o destino de todos". O grupo editorial Novo Século publicou novamente o título pelo selo Talentos da Literatura Brasileira, em 2014.
Dentre suas publicações, aquela que aborda com maior profundidade temas relacionados ao Norte Pioneiro do Paraná e, mais especificamente, as tradições de sua cidade natal Joaquim Távora é "O menino e a mamangava" de 2015, onde "Um menino é deixado pelos pais para passar alguns dias de suas férias na casa de seu avô, numa cidade do interior. Lá ele tenta matar uma mamangava, mas é impedido pelo avô que o convence a realizar uma missão: descobrir qual é a função daquele inseto na natureza. A partir daí, o garoto passa a desvendar alguns segredos da natureza e aprende valiosas lições". O livro foi lançado de maneira independente em formato digital e pode ser lido gratuitamente pelo assinando o aplicativo Kindle Unlimited.
"Tenebrosa Deturpação", de 2018, marca o retorno do autor ao mercado literário após um hiato de três anos da sua última publicação. Nele, "em meio a misteriosos acontecimentos ocorridos em um pequeno município gaúcho um detetive paulistano é contratado e se depara com um emaranhado inesperado de fios investigativos que o absorvem e o enlaçam por completo determinando uma investigação tortuosa que mudará para sempre a percepção da população sobre o sentido da tenebrosidade que os envolve". É a segunda publicação independente de André no formato ebook e pode ser adquirido em sua página no site da Amazon.
Seu mais recente trabalho "Mia & Kalisson: Um amor à prova de tudo", narra "o isolamento e a introspecção de Mia, uma brilhante aluna do curso de História. Essas características escondem um caso de violência que mudaria completamente os projetos de vida de Kalisson, um jovem de classe média com um futuro previsível. Sem compreender o fascínio que a garota exerce sobre ele, o também estudante mergulha nas tragédias de Mia. Revoltado e em busca de um sentido para a própria vida, ele quer vingá-la. A obsessão por justiça, entretanto, leva o jovem a viver experiências que passam por sofrimento, tortura e uma surpresa que, mais uma vez, transformará radicalmente o destino de Kalisson". A terceira incursão do escritor no selo Talentos da Literatura Brasileira, foi lançado em 2019 pelo grupo editorial Novo Século.