Apresentação
Fazenda Flora
A Fazenda Flora é uma propriedade histórica e a única do gênero credenciada à Rota do Café paranaense. Sua infraestrutura inclui 24 tulhas secadoras e um grande terreirão de café em excelente estado de conservação. Com a ajuda de um guia do próprio empreendimento, os visitantes podem conhecer e vivenciar todo o processo de seleção e secagem dos grãos, como era feito antigamente.
Uma das cenas do filme nipo-brasileiro "Gaijin, Ama-me Como Sou", rodado em 2005 em várias locações paranaenses, foi filmada no jardim da residência dos proprietários da Fazenda Flora, em Cambará. Esta cena marca uma das etapas mais importantes da história de quatro gerações de mulheres no Norte Pioneiro do Paraná. Quatrocentos e trinta e dois figurantes e membros do elenco de apoio de Jacarezinho e região participaram das filmagens. A fazenda foi escolhida porque, na visão da diretora do longa, a cineasta japonesa Tizuka Yamasaki, mantém intactas as características do período cafeeiro.
Embora o cafezal tenha sido retirado em 2001, as estruturas permanecem praticamente inalteradas. As negociações entre a produção do filme e o proprietário da fazenda, Joaquim Augusto da Costa Lima, começaram em outubro de 2001. Ele afirmou que as situações retratadas e a caracterização dos colonos são muito fiéis aos acontecimentos reais da trajetória da imigração japonesa no estado do Paraná.