Apresentação
Salto do Tamanduá (I e II)
O Salto do Tamanduá, localizado no bairro rural Terra Nova, em São Jerônimo da Serra/PR, é formado por duas cachoeiras principais, separadas por quatro quilômetros, resultantes da queda do Ribeirão Tamanduá em um desfiladeiro de cerca de 100 metros em direção ao vale do Rio Tibagi. Este é um dos maiores deságues do estado.
O vilarejo ao redor, originado a partir da antiga Fazenda Tamanduá, é cercado por um assentamento e uma reserva indígena. Há lendas locais que atribuem ao lugar uma atmosfera assombrada, desencorajando visitas e acampamentos, devido à história de um tesouro perdido e do espírito do homem que o guardava.
Para acessar o Salto, é necessário percorrer a "Estrada do Tigre" por 18 quilômetros, passando por áreas de reflorestamento e cruzando o Rio Pilões e a Água do Capim, até chegar à zona rural de Terra Nova. Dali, o trajeto segue por estrada de chão até o Assentamento Palmares, de onde se continua a pé até o desfiladeiro.
A descida até a cachoeira se dá por uma antiga estrada de extração de madeira, cercada por mata secundária e reflorestamento. A trilha leva ao leito do Ribeirão Tamanduá, onde é possível explorar poços de água cristalina, piscinas naturais e pequenas cascatas. O caminho também leva ao Mirante do Tamanduá, que oferece uma vista panorâmica do espelho d'água cercado pelas paredes do desfiladeiro do Rio Tibagi.