Costuras poéticas pelo fio da voz – Uenp
Nesta quinta-feira, 24 de agosto, o espetáculo “Costuras poéticas pelo fio da voz”, do escritor e professor Renato Forin Júnior. A apresentação é gratuita e acontecerá no Auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação e Centro de Letras, Comunicação e Artes (CCHE/CLCA) do Campus de Jacarezinho, às 19h30. Os ingressos podem ser retirados no local a partir de uma hora antes do início do evento.
Na apresentação, o artista vasculha canções e histórias orais formadoras do Brasil em perspectiva subjetiva, sendo um misto de palestra, show e recital poético conduzido a partir de seu livro-CD “Samba de uma noite de verão”, contemplado com o Prêmio Jabuti em 2017. Na apresentação, ele recorre aos primeiros contadores de história de que se tem registro – os griôs africanos e os rapsodos gregos –, e os atualiza por meio da potência oral do Brasil, herança da formação étnica. O nome “costuras poéticas” faz referência à etimologia de rapsodo, já que rhaptein, em grego, significa coser. Estes multiartistas ancestrais eram como “costureiros” que alinhavavam conhecidos textos-tecidos. É um exercício que Renato também pratica no espetáculo, ligando trechos de suas obras a produções de escritores e compositores brasileiros, africanos e europeus de diferentes linhagens.
Ele acrescenta que abordará também outras referências brasileiras que são resultado da reinvenção da diáspora, como a umbanda e as manifestações de roda. Dentre as canções que Renato interpreta está “Compasso da Vila”, letra integrante do seu livro-CD, que descreve o cotidiano da Vila de Vera Cruz, onde é ambientada a fábula, e a inédita “A mão do tempo”. Após cada apresentação, haverá lançamento da obra.
O espetáculo tem classificação indicativa livre e pode ser acompanhado pelo público em geral.