Apresentação
Tumulo do Príncipe Andrzej Lubomirski
Encontrado recentemente na cidade de Jacarezinho- PR, pela professora Terezinha Franco, que ao visitar o cemitério da cidade, se deparou com a lapide que chamou-lhe a atenção. Ela continha o seguinte escrito: "Pinces Andre Lubomirski".
O jazigo indicava que o homem, morrera há 70 anos, no ano de 1953, aos 91 anos de idade. Nascido na Cracóvia no ano de 1862 em uma tradicional família principesca da Polônia, Andrzej era o filho mais velho do príncipe Jerzy Henryk Lubomirski; dono das terras de Przerworsk, cidade localizada no sudeste da Polônia. Seu irmão mais novo, o príncipe Kazimierz Lubomirski, foi o primeiro embaixador da Polônia a atuar nos Estados Unidos no período que sucedeu a Primeira Guerra Mundial; e presidente do Comitê Olímpico Polaco entre 1921 e 1929. Os registros sobre a família descreve-os como lideres queridos e de extrema importância para o período em que chefiaram o estado.
Casou-se em 1885 com a nobre Eleonora Husarzewska com quem teve teve 4 filhos. Assim que assumiu a condição de chefe do território de Przeworsk, em 1886, o príncipe Andrzej deu início a um processo de industrialização até então nunca visto na região. Foi, porém, durante os eventos da Segunda Guerra Mundial, após prisões e mortes envolvendo toda a família Lubomirski, que os sobreviventes se separam e se mudam para diversos locais do mundo em busca de exilio. Andrzej, que foi preso por duas vezes durante o período, foi convencido pelo filho Jerzy, pela nora e pelas netas a se mudar da Pôlonia, rumando para a França, onde parte da família estava instalada.
Após a morte de sua esposa, decidiu mudar-se com o filho Jerzy para o Brasil onde pretendia investir. Foram, então, recebidos na cidade de Jacarezinho/PR por Cecylia de Bourbon Duas Sicilias, filha do irmão mais novo de Andrzej, Kazimierz. Em 1932, ela se casou com o príncipe Gabriel de Bourbon Duas Sicílias, em Cracóvia. Gabriel, que era tio de Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança (neto da princesa Isabel e chefe da Casa Imperial Brasileira), trouxe a família para viver no Brasil no final da década de 1940, onde se estabeleceram na agricultura e viveram por 14 anos.
Andrzej Lubomirski morreu em 22 de novembro de 1953, num domingo, por volta das 16h, na casa onde residia em uma esquina entre as ruas João Candido Fortes e Costa Júnior, em frente à Praça São Benedito. Idoso e recluso, os moradores das redondezas pouco o conheciam. Contudo, a notícia da sua morte repercutiu por todo o mundo, e a foto de seu tumulo estampou manchetes de jornais internacionais, tanto nos locais onde residia algum membro da família, quanto entre outros polacos, tantos destes igualmente exiliados em virtude da guerra.
Lembrado até os dias atuais em sua terra natal, a propriedade onde a família residia se tornou o Museu de Przeworsk, na Polônia.